Novo sistema de radiologia no Hospital de Chaves

31/10/2017

A Unidade Hospitalar de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro instalou um sistema completo de radiologia digital direto para exames gerais e específicos em radiologia humana.

A aquisição do novo sistema, que substituiu um equipamento de radiologia convencional, incluiu, também, obras de adaptação da sala para o bom funcionamento dos equipamentos e cumprimento da lesgislação relativamente à proteção radiológica. O investimento em equipamento e obras totalizou 125.000 €.

RX_CHTMAD3_651

Este novo sistema tem como objetivo uma maior qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, nomeadamente maior nitidez nos detalhes, contraste e diferenciação de densidades, bem como exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional, reduzindo assim os riscos do exame para o paciente e tornando o meio de trabalho mais seguro para o profissional.

RX_CHTMAD1_651

Além disso, como a imagem é imediatamente produzida no computador, o paciente pode ser rapidamente encaminhado para o médico radiologista, adicionando maior rapidez e eficiência ao cuidado e tratamento. A qualidade do Sistema Digital de Arquivamento e Comunicação (PACS), integrado no Sistema de Informação Radiológica (RIS – Radiology Information System), resulta numa maior produtividade, economizando tempo de processamento e transporte de resultados.

Por outro lado, este novo sistema não necessita de uso de filmes e substâncias poluentes, o que torna a radiologia digital muito mais sustentável.

A adoção do novo sistema de radiologia tem como objetivo acompanhar a evolução dos processamentos radiológicos, para prestar cuidados de saúde com maior rapidez, eficiência e qualidade à população.

Visite:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE – http://chtmad.com/