Período crítico da gripe: DGS afirma que o SNS está preparado para o aumento esperado dos casos de gripe

04/01/2018

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que os casos de gripe estão a aumentar e que as próximas semanas deverão ser as mais críticas, salientando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado para a epidemia. Referiu ainda que, nos próximos dias, existem dois fatores que podem propiciar o aumento do número de casos: o regresso às aulas, com as crianças a serem transmissores da doença, e a descida das temperaturas.

Ainda, em declarações à agência Lusa, a Diretora-Geral da Saúde afirmou que se verificou uma grande adesão dos portugueses à vacinação contra a gripe, tendo sido este outono/inverno aquele em que se vacinaram mais pessoas. Deste modo, Portugal tem vindo a convergir para altos níveis de vacinação e, na União Europeia, é dos países com mais pessoas vacinadas contra a gripe, a par do Reino Unido, Irlanda e Holanda.

Graça Freitas explicou ainda que a vacina da gripe distribuída este inverno contém três tipos de vírus, dois do tipo A e um do tipo B, e que na doença deste ano circulam vírus do tipo A e B, sendo o A o mais perigoso. Segundo a responsável, a eficácia da vacina é melhor para o tipo A do que para o tipo B, salientando que, mesmo assim, a vacinação continua a ser importante porque, caso o vírus não seja concordante, as pessoas serão afetadas pela gripe de forma menos grave.

Em Portugal é usual atingir-se o pico da gripe em janeiro e atualmente estão definidos planos de contingência no vários serviços do SNS.

Fonte: Lusa

Visite:

Direção-Geral da Saúde – www.dgs.pt