Álvaro Carvalho | 1948 – 2018

05/01/2018

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes,  e a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas,  manifestam o seu pesar pelo falecimento de Álvaro Carvalho, Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental,  lamentando a perda de uma personalidade de referência no panorama da Psiquiatria e Saúde Mental a nível nacional e internacional.

Álvaro Carvalho dirigia, até à data, o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde. Importa realçar a excelência das competências profissionais a que sempre se associaram a qualidade das características humanas. Ao longo do seu percurso, foi um dos construtores do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido no seu mandato como Diretor de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, entre fevereiro de 1996 e outubro de 2000, que foi aprovada a Lei de Saúde Mental, legislação de referência para o setor.

«Neste momento, particularmente difícil, apresentamos as sentidas condolências à sua família sublinhando a importância que a memória da sua pessoa deixará junto de todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de conviver».

Continuar o seu trabalho, é a única e válida homenagem que lhe podemos prestar

Nascido a 14 de agosto de 1948, Álvaro Carvalho marcou a diferença pelas suas qualidades humanas. Demonstrou sempre um profundo respeito pelas pessoas com problemas de Saúde Mental e pelas suas famílias, que ficou expresso na Lei da Saúde Mental que ajudou a elaborar. Este respeito era extensivo a todos os profissionais e colaboradores, que considerava como co-terapeutas.

Álvaro Andrade de Carvalho, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, com a especialidade de psiquiatria, e Mestre em Saúde Mental e Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, foi chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar e Assistente Convidado de Saúde Mental e Psiquiatria.

Foi Subdiretor-Geral da Saúde, em regime de substituição entre abril de 1996 e junho de 1997.

Foi no seu mandato como diretor de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, entre fevereiro de 1996 e outubro de 2000, que foi aprovada a Lei de Saúde Mental, legislação base para o setor. No decurso destas funções, coordenou, por parte do Ministério da Saúde, a equipa que elaborou com a Direção-Geral da Segurança Social a proposta precursora dos cuidados continuados integrados e presidiu à Comissão Interministerial que elaborou o primeiro Plano Nacional contra o Alcoolismo, bem como à Comissão Interministerial que acompanhou a sua aplicação.

De 2000 a 2006, dirigiu o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São Francisco Xavier do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Foi assessor do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em 2008, como Coordenador Regional para a Saúde Mental, integrando por inerência a Coordenação Nacional para a Saúde Mental, à data integrada no Alto Comissariado da Saúde.

Foi também coordenador Nacional para a Saúde Mental, entre 2011-2012, e membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.

De acordo com Ana Escoval, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, «O Dr. Álvaro de Carvalho, foi um lutador intransigente pelos princípios que sempre defendeu, sobre as mudanças necessárias á Psiquiatria e Saúde Mental, com elevado sentido ético, determinação inabalável, teimosia e mesmo coragem evidentes mesmo em situações criticas, transmitindo a todos aqueles com que trabalhou um otimismo e uma atitude permanentemente positiva e como tal motivadora.

De trato afetivo com todos com quem lidou e de uma enorme tolerância mesmo para com quem dele discordava. Ninguém  como ele conhecia, cada serviço, cada técnico, cada recanto ou projeto da Psiquiatria Portuguesa.

Sem duvida que uma figura ímpar e marcante nas alterações, que, e apesar de tudo se conseguiram levar a cabo neste últimos 30 anos. Continuar o seu trabalho, é a única e válida homenagem que lhe podemos prestar», frisa a responsável.