Vacina contra pneumococo: Comparticipação do Estado sobe para 37 %

19/01/2018

A comparticipação do Estado na vacina pneumocócica conjugada que previne as doenças provocadas pela bactéria pneumococo subiu de 15 para 37 %.

Esta vacina, que previne doenças como a pneumonia, a meningite, a otite e a septicemia, é gratuita para todas as crianças nascidas desde 1 de janeiro de 2015, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação.

Além destas crianças, recebem gratuitamente a vacina os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus da imunodeficiência humana (VIH) e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão.

No caso de crianças e adultos não abrangidos, o Estado comparticipava em 15 % a aquisição da vacina nas farmácias, mas desde 9 de janeiro que essa comparticipação subiu para 37 %, de acordo com o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Para o Movimento Doentes pela Vacinação, este aumento da comparticipação é «um importante contributo para a melhoria da saúde pública» em Portugal, onde «a pneumonia mata, diariamente, uma média de 23 pessoas».

«Fazemos da sensibilização da população, das autoridades e dos profissionais de saúde a nossa bandeira. Com o alargamento da comparticipação, aumenta também o número de pessoas que poderão beneficiar desta vacina. E quem mais vai beneficiar serão, sem dúvida, os grupos de risco, para quem já está indicada pela Direção-Geral da Saúde», adiantou a fundadora do movimento.

A vacina pneumocócica conjugada está indicada para todas as faixas etárias e, para além da pneumonia (forma mais comum na idade adulta), previne doenças graves como a meningite ou a septicemia.