Intervenção Cardiovascular: Hospital de Guimarães quer ser centro de referência

14/02/2018

O Hospital de Guimarães vai inaugurar, na primavera, a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (UDIC), com o objetivo de se tornar um «centro de referência» naquela área.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, Delfim Rodrigues, explicou, à agência Lusa, que a nova valência «é não só para a cardiologia médica, mas também cirurgia vascular e todas as áreas associadas em termos de exames especiais».

De acordo com o responsável do hospital vimaranense, a UDIC, que representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros e que vai ocupar uma área superior a 500 metros quadrados, vai permitir o «tratamento do princípio ao fim», desde o diagnóstico à intervenção, de doentes com patologias ligadas à cardiologia.

«O volume destas patologias tem vindo a aumentar e justifica-se que se tenha aqui uma integração de todos os serviços, nomeadamente até para não obstar ao transporte e à transferência de doentes», afirmou Delfim Rodrigues.

Com esta nova valência, o Hospital de Guimarães ambiciona «ser reconhecido pelo Ministério da Saúde como um centro de referência em diagnóstico e intervenção cardiovascular». O hospital «é já uma referência e excelência na área cardiológica e cardiovascular. O que estamos aqui a acrescentar é a intervenção», acrescentou.

O responsável destacou que, com o novo serviço, «ganha-se em tempo, ganha-se em qualidade, e ao hospital, por esta via, também lhe é permitido gerar algum valor, até em termos financeiros, porque poupa nos transportes».

Quanto às obras, iniciadas em junho de 2017, Delfim Rodrigues destacou que «são obras complexas, não só pela dimensão do espaço mas também pela instalação de equipamento de última tecnologia, muito diferenciado, e que tem requisitos técnicos muito rigorosos», disse.

A UDIC resulta de uma iniciativa que envolveu a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia e o Conselho de Administração do hospital, tendo sido «apadrinhada pela sociedade civil» e pela Câmara Municipal de Guimarães.

Visite:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães – http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/