Hospital de Guimarães garante investimento de 12,5 M€ até 2019

09/04/2018

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães) vai investir 12,5 milhões de euros (M€) até 2019 em vários projetos de requalificação e desenvolvimento para dotar os serviços de melhores condições para utentes e profissionais.

Para a concretização deste plano, além dos fundos próprios, boa parte do investimento é realizada com recurso a fundos comunitários, do Programa Portugal 2020, com fundos da Fundação EDP e ainda com fundos solidários da comunidade da região que, refira-se, através de particulares e empresas, tem contribuído de forma significativa para a sustentabilidade e desenvolvimento do hospital. Este plano de investimentos sucede ao anterior, concluído em 2016, de 4 milhões de euros.

As áreas de investimento concentram-se na requalificação e ampliação de espaços, na aquisição de equipamentos, na melhoria contínua e no aumento da qualificação dos seus colaboradores e profissionais e ainda na modernização dos sistemas de informação.

No que se refere à requalificação e ampliação de espaço, o Hospital de Guimarães iniciará no curto prazo a obra do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (3,3 milhões de euros), será dada continuidade ao projeto de eficiência energética (3,6 milhões de euros) e será concluída a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (740 mil euros).

Com estes projetos, o hospital pretende requalificar espaços, tornando-os mais inteligentes e acessíveis, aumentar a eficiência energética, bem como criar novas áreas para tratamento de doentes. No que se refere à concretização da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (UDIC), salienta-se que o hospital passará a tratar diretamente mais cerca de 1.200 doentes por ano que, até ao momento, são transferidos para outras unidades de saúde.

Quanto a aquisição de equipamentos, o hospital investirá numa plataforma de atendimento multicanal (320 mil euros), em equipamentos médicos de última geração para a UDIC (1,2 milhões de euros) e no Serviço de Imagiologia (780 mil euros), pelo que adotará uma tipologia de atendimento de balcão único para os cidadãos. Os objetivos são tornar mais humanizado o contacto com o hospital, tornar os processos de atendimento mais simples e céleres, concentrar os atos administrativos num só local, facilitando assim o percurso dos cidadãos e evitando múltiplas deslocações.

Na melhoria contínua e na qualificação dos seus colaboradores e profissionais, o hospital irá implementar um plano de melhoria da performance de serviços-piloto, com um investimento de cerca de 830 mil euros, tendo em vista a maximização da qualidade do serviço prestado, o bem-estar e a satisfação dos cidadãos, bem como a motivação e a satisfação dos seus profissionais.

No que se refere à modernização dos sistemas de informação, o Hospital de Guimarães irá investir cerca de 1,1 milhões de euros, com o objetivo de garantir a modernização, a integração e a segurança dos serviços e sistemas de informação, assegurando assim a qualidade dos serviços prestados, através da adoção e implementação de soluções informáticas integradas que promovam um aumento da eficiência, assim como a segurança e proteção dos dados.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias