Sarampo | Atualização: Todos os doentes infetados já se encontram curados

08/05/2018

Ao longo do surto de sarampo, identificado na região Norte, foram confirmados 111 casos, todos adultos, mas todos os doentes encontram-se já curados, segundo o último balanço da Direção-geral da Saúde (DGS), emitido a 7 de maio de 2018.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, há 18 casos em investigação, sete casos com doença e 251 casos negativos. A maioria dos casos tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto.

No início deste mês havia 109 casos de sarampo confirmados e durante mais de duas semanas não houve novos registos.  Atualmente são 111 os casos confirmados, sendo que os últimos dois casos confirmados se referem a doentes que iniciaram sintomas em março e que já estão curados.

Há ainda 24 casos em investigação e, durante o surto, foram analisados 292 casos que se revelaram negativos. Do total de casos confirmados, apenas um foi em crianças e a maioria (79%) afetou profissionais de saúde.

Vacinação continua a ser a melhor forma de prevenção

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

A vacinação continua a ser a melhor forma de evitar o sarampo. Assim, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • Verifique o seu boletim de vacinas;
    • Se necessário, vacine-se e vacine os seus;
  • Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas, ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24;
  • Se tem sintomas sugestivos de sarampo, não se desloque e evite o contacto com outras pessoas. Ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas. Em pessoas vacinadas, a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso. As pessoas que já tiveram sarampo estão imunizadas e não voltarão a ter a doença.

Para saber mais, consulte: