Vale a pena vacinar! Campanha alerta que só a vacinação pode proteger contra doenças

18/05/2018

«Vale a pena vacinar!» é o conceito que preside à campanha de sensibilização do Programa Nacional de Vacinação (PNV) lançada hoje, dia 18 de maio, nos canais televisivos e outros suportes comunicacionais, visando reforçar a mensagem de que só a vacinação pode proteger contra algumas doenças.

A campanha vai decorrer até 24 de maio e recorda os efeitos de doenças como o tétano, a poliomielite, o sarampo e a tosse convulsa, que graças às vacinas estão controladas ou eliminadas.

Além dos canais televisivos, RTP, SIC e TVI, esta campanha marcará a presença na imprensa online e mupi nas próximas duas semanas.

Segundo o Boletim do Boletim do PNV, registaram-se em 2017 elevadas coberturas vacinais (iguais ou superiores a 95% para as vacinas em geral e igual ou superior a 85% para a vacina HPV) fruto do compromisso e dedicação dos profissionais de saúde, bem como da forte adesão dos cidadãos ao PNV. De destacar ainda que cerca de 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017.

A vacinação deve ser entendida como um direito e um dever dos cidadãos, que devem participar ativamente na decisão de se vacinarem com a consciência que estão a defender a sua saúde, a Saúde Pública e a praticar um ato de cidadania.

A propósito da Semana Europeia da Vacinação, e dos atuais surtos de sarampo na Europa, a Organização Mundial da Saúde recordou que o preço a pagar pela não vacinação é visível, colocando a tónica nas desigualdades na cobertura vacinal, que são portas de entrada para doenças contagiosas, permitindo que se transmitam entre indivíduos não vacinados.

Assim, não é demais lembrar que «As Vacinas salvam Vidas». A DGS recomenda que se verifique o boletim de vacinas, que já está disponível na área do cidadão no portal SNS e na App My SNS.

Não arrisque. Vacine-se a si e aos seus filhos!

Para mais informações, consulte: