Concessão de louvor e condecoração com medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul, a Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande


«Despacho n.º 5591/2018

O Chefe Fernando Sebastião Gomes Tomé, o Subchefe Rui Miguel Medeiros Antunes Rosinha, o Bombeiro de 3.ª Gonçalo Fernando Correia Conceição, o Bombeiro de 3.ª Fernando Paulo Almeida Tomé e a Bombeira de 3.ª Filipa Antunes Rodrigues, do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra, sempre nortearam a sua conduta e ação, na proteção das pessoas, do património e do ambiente, de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo em prol da comunidade.

No dia 17 de junho de 2017, quando regressavam de um incêndio em Moninhos, concelho de Figueiró dos Vinhos, no Veículo Florestal de Combate a Incêndios, foi esta equipa acionada pelo Comando do seu corpo de bombeiros para a localidade de Moita, em Castanheira de Pêra, devido à rápida propagação de um incêndio de elevada intensidade.

No referido percurso, ao transitarem próximo do entroncamento de Vilas de Pedro, na EN 236, o veículo em que se deslocavam foi travado pelo violento embate de uma viatura ligeira, que circulava em sentido contrário. Após o acidente e num ambiente de intenso fumo e temperatura anormalmente elevada, os 5 elementos da equipa do VFCI acorreram de imediato numa tentativa de socorrer os ocupantes da viatura ligeira mas já nada conseguiram fazer, sendo eles próprios apanhados pela elevadíssima temperatura ambiente, da qual resultou a morte do Bombeiro de 3.ª Gonçalo Fernando Correia Conceição e queimaduras muito graves nos restantes elementos da equipa.

Mais uma vez o lema dos bombeiros “vida por vida” esteve presente nesta equipa e muito em particular no Bombeiro de 3.ª Gonçalo Conceição que sempre se dedicou a ajudar os outros e mesmo no período decorrido após o acidente e durante assistência pré-hospitalar manteve sempre a preocupação para que os seus colegas fossem assistidos com prioridade.

Ao longo dos anos de serviço que já dedicaram à causa do voluntariado, souberam estes cinco bombeiros cumprir as missões que lhe foram confiadas com grande abnegação, invulgar apego e dedicação, não descurando os seus deveres e distinguindo-se pela competência e profissionalismo, prestando dessa forma serviços meritórios aos País.

Assim:

Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo à portaria n.º 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo ao Bombeiro de 3.ª Gonçalo Fernando Correia Conceição, a título póstumo, e ao Chefe Fernando Sebastião Gomes Tomé, ao Subchefe Rui Miguel Medeiros Antunes Rosinha, ao Bombeiro de 3.ª Fernando Paulo Almeida Tomé e à Bombeira de 3.ª Filipa Antunes Rodrigues, todos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

25 de maio de 2018. – O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.»


«Despacho n.º 5592/2018

O Adjunto de Comando, Sérgio Paulo Henriques Lourenço, do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, tem norteado a sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade com total disponibilidade e dedicação no âmbito da proteção e socorro.

No dia 17 de junho de 2017, quando o fatídico incêndio de Pedrógão Grande tinha já tomado grandes proporções, o Adjunto Sérgio Lourenço, procurando apoiar as populações em risco, deslocou-se para sul do concelho, nomeadamente para a povoação de Troviscais, tendo-se deparado com habitações a arder e pessoas queimadas.

Em virtude do corte das estradas não foi possível fazer chegar ao local os meios de socorro por ele solicitados. É nesse período que, revelando enorme coragem, elevado sentido do dever, espírito de sacrifício e com risco da própria vida, se deslocou, sozinho, em socorro dos habitantes da povoação.

Debaixo de fogo, conseguiu transportar as cinco vítimas gravemente queimadas para dentro do Veículo de Comando Tático (VCOT) e deslocou-se para o Centro de Meios Aéreos (CMA) de Figueiró dos Vinhos, a fim de os sinistrados poderem ser transportados para uma unidade hospitalar.

Ao chegar ao CMA verificou que o mesmo estava envolto em chamas, tendo de deslocar-se, no meio de intenso fumo e com elevado risco, em direção ao centro da vila de Figueiró dos Vinhos, tendo conseguido entregar as vítimas aos cuidados médicos, no Centro de Saúde local.

Estas cinco pessoas, ainda que com queimaduras graves, estão hoje vivas graças à coragem do Adjunto de Comando, Sérgio Lourenço que fez jus ao lema dos bombeiros “vida por vida”, arriscando a sua própria vida para salvar a dos outros, demonstrando com o seu ato, grande coragem, sentido de solidariedade e altruísmo.

Assim:

Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo à portaria n.º 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo ao Adjunto de Comando, Sérgio Paulo Henriques Lourenço, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

25 de maio de 2018. – O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.»