EVITA em Guimarães: Hospital adere a sistema de vigilância de traumatismos e acidentes

06/06/2018

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães aderiu ao sistema de Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes (EVITA), passando a registar os acidentes domésticos e de lazer que levam os utentes ao Serviço de Urgência, anunciou a unidade hospitalar.

A adesão vai contribuir para «determinar as frequências e tendências dos acidentes e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos», adiantou a unidade hospitalar, em comunicado.

O EVITA, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), é um «instrumento de observação em saúde que recolhe e analisa notificações no Serviço de Urgência».

A longo prazo, «os objetivos passam pela identificação de situações de risco, bem como de produtos perigosos ou que propiciem a ocorrência deste tipo de acidentes», sendo que o sistema permite «uma base de conhecimento para apoio da definição de políticas de prevenção baseadas na evidência».

«Os acidentes levam à morbilidade, que muitas vezes pode ser evitável. Isto significa maiores gastos em termos de saúde e perda de qualidade de vida. Com a adesão a este sistema, esperamos ficar a conhecer melhor a tipologia destes acidentes dos cidadãos que acorrem ao nosso Serviço de Urgência», esclareceu a diretora clínica do Hospital de Guimarães, Maria José Costeira.

A responsável explicou que «com este conhecimento é possível estudar e eventualmente intervir no ambiente externo, assim como informar a população sobre medidas preventivas que possam minimizar estas situações».

Para integrar o EVITA, o Hospital de Guimarães está a formar, com a ajuda do INSA, os assistentes técnicos do seu Serviço de Urgência no sentido de «possibilitar esta monitorização, mediante o registo de casos aplicáveis nos sistemas informáticos, contribuindo para o registo mais adequado e o mais completo possível dos casos».

Os acidentes domésticos e de lazer são considerados, pela Organização Mundial da Saúde, como um grave problema de saúde pública com impacto no desenvolvimento económico e social, representando uma causa de sofrimento humano e fonte de despesa considerável nos orçamentos dos sistemas de saúde.

São entendidos como todos os acidentes domésticos e de lazer registados no serviço de urgência, cuja causa não seja doença, acidente de viação, acidente de trabalho ou violência.

Segundo os últimos resultados do sistema EVITA, referentes ao período 2013-2015, registou-se um total de 26.681 de acidentes deste tipo em Portugal. As lesões causadas por «queda» e verificadas em «casa» foram as mais frequentes.

Os dados mostram ainda que os grupos etários mais associados a estes acidentes foram os de indivíduos dos zero aos 14 anos e com 65 e mais anos.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias


Hospital de Guimarães adere a sistema de vigilância de traumatismos e acidentes coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Hospital de Guimarães adere a sistema de vigilância de traumatismos e acidentes coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge

06-06-2018

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães aderiu ao sistema de Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes (EVITA), passando a registar os acidentes domésticos e de lazer que levam os utentes ao Serviço de Urgência. Coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, o sistema EVITA tem como objetivo contribuir para a vigilância dos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL).

Esta vigilância é efetuada a partir da recolha de dados numa amostra de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde. Com este trabalho procura-se contribuir para a vigilância dos ADL através da determinação das frequências e tendências respetivas, das características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos, assim como da identificação de situações de risco e de produtos perigosos que possam estar envolvidos.

Para poder integrar o EVITA, o Hospital de Guimarães está a formar, com a ajuda do Instituto Ricardo Jorge, os assistentes técnicos do seu Serviço de Urgência no sentido de possibilitar esta monitorização, mediante o registo de casos aplicáveis nos sistemas informáticos, contribuindo para o registo mais adequado e o mais completo possível dos casos. O sistema EVITA foi criado em 2000 pelo Departamento de Epidemiologia na continuação do sistema ADELIA – Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada.

Segundo os últimos resultados do sistema EVITA, referentes ao período 2013-2015, registou-se um total de 26.681 de acidentes deste tipo em Portugal. As lesões causadas por “queda” e verificadas em “casa” foram as mais frequentes. Os dados mostram ainda que os grupos etários mais associados a estes acidentes são registados foram os de indivíduos dos zero aos 14 anos e com 65 e mais anos.

Os acidentes domésticos e de lazer são considerados pela Organização Mundial de Saúde como um grave problema de saúde pública com impacto no desenvolvimento económico e social, representando uma causa de sofrimento humano e fonte de despesa considerável nos orçamentos dos sistemas de saúde. São entendidos como todos os acidentes domésticos e de lazer registados no serviço de urgência, cuja causa não seja doença, acidente de viação, acidente de trabalho ou violência.