Especialistas defendem necessidade de maior articulação na avaliação de risco-benefício nos alimentos – INSA

imagem do post do Especialistas defendem necessidade de maior articulação na avaliação de risco-benefício nos alimentos

12-06-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promoveu, nos dias 21 e 23 de maio, no seu auditório em Lisboa, um workshopinternacional sobre a temática da avaliação de risco-benefício nos alimentos (ARB) e as suas perspetivas futuras. Uma das principais conclusões do evento salienta a necessidade de quebrar barreiras entre as diferentes disciplinas que integram a ARB como, por exemplo, a microbiologia, a toxicologia e a nutrição.

Para que tal seja possível, os especialistas presentes no workshop defendem o desenvolvimento de atividades comuns, incluindo colaborações internacionais que facilitem a realização de estudos de ARB e construam uma cultura comum de risco-benefício. Neste sentido, o projeto europeu “RiskBenefit4EU”, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, foi citado como exemplo de atividades que potenciam esta cultura.

Além de ter permitido uma atualização da ARB bem como das atividades em desenvolvimento a nível europeu relacionadas com este domínio, o workshop “RiskBenefit4EU” permitiu também caraterizar a realidade portuguesa bem como apresentar as perspetivas futuras nesta área de investigação. A iniciativa permitiu ainda o estabelecimento de redes de contato entre diferentes investigadores com interesse em desenvolver atividades que contribuam para o desenvolvimento de estudos de ARB.

O projeto “RiskBenefit4EU” tem como objetivo o fortalecimento da capacidade da União Europeia para avaliar e integrar os riscos e benefícios alimentares para a saúde dos consumidores, nas vertentes microbiológicas, nutricionais e químicas. Com a duração de dois anos, este projeto encontra-se dividido em cinco grandes áreas, sendo o Instituto Ricardo Jorge responsável pela gestão e coordenação do projeto e pela sustentabilidade e disseminação de atividades e resultados.

A ARB é considerada uma ferramenta chave para o estabelecimento de recomendações na área alimentar, facilitando a tomada de decisões em segurança alimentar e nutrição. Para mais informações, consultar o site do projeto “RiskBenefit4EU” ou o livro de resumos do workshop.