Parkinson: Estudo associa alteração genética ao aparecimento da doença

12/06/2018

Investigadores portugueses colaboraram na descoberta de novas alterações genéticas associadas ao aparecimento de Parkinson e da demência associada a esta doença.

Um estudo internacional, publicado na revista científica Lancet Neurology, descobriu pela primeira vez variações no gene LRP 10 em doentes com doença de Parkinson e Demência de Corpos de Lewy, duas doenças neurodegenerativas cujas causas são ainda desconhecidas.

«Esta descoberta abre uma nova janela sobre os mecanismos moleculares dessas doenças neurodegenerativas comuns e pode abrir caminho para a identificação de novos biomarcadores e novas terapias modificadoras da doença», afirma o líder da equipa de investigadores, Vincenzo Bonifati, do Centro Médico Erasmus de Roterdão.

A investigação contou com a participação de investigadores portugueses do serviço de neurologia do Hospital de Santa Maria, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto de Medicina Molecular.

De acordo com os investigadores portugueses, embora os casos de origem genética destas doenças sejam raros, «a identificação de novos genes é de elevada importância para o melhor conhecimento das alterações cerebrais que causam a doença e para o desenvolvimento de novos medicamentos».

Para saber mais, consulte:

The Lancet > LRP10 genetic variants in familial Parkinson’s disease and dementia with Lewy bodies: a genome-wide linkage and sequencing study – em inglês