Infeções Gastrintestinais: vigilância epidemiológica de base laboratorial de agentes bacterianos e virais – INSA

imagem do post do Infeções Gastrintestinais: vigilância epidemiológica de base laboratorial de agentes bacterianos e virais

23-07-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promove, dia 21 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, o curso “Infeções Gastrintestinais: vigilância epidemiológica de base laboratorial de agentes bacterianos e virais”. Os interessados em participar nesta ação formativa deverão efetuar a sua inscrição até 14 de setembro.

“O papel do Laboratório de Referência no diagnóstico e vigilância das infeções gastrintestinais”, “Virar da página na vigilância da Listeria monocytogenes”, “A Hepatite A e a alteração do seu padrão epidemiológico nos países desenvolvidos” e “A epidemiologia do Vírus da Hepatite E em Portugal” são os principais temas a abordar na ação formativa. Para mais informações consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge, para efetuar a sua inscrição clique aqui.

As doenças infeciosas transmitidas por alimentos e água, ou outras vias de transmissão fecal-oral, são importantes problemas de Saúde Pública, apresentando taxas relevantes de morbilidade e mortalidade na população em geral. A vigilância epidemiológica dos agentes infeciosos implicados nas doenças gastrintestinais é particularmente importante para assegurar a monitorização dos agentes, deteção e investigação de surtos, identificação de agentes patogénicos emergentes, entre outros.

As infeções gastrintestinais são a patologia mais comum no mundo inteiro e em qualquer faixa etária, mas a etiologia da doença é conhecida em menos de 20% dos casos e são escassos os conhecimentos sobre a sua epidemiologia, impossibilitando a implementação de medidas de prevenção e controlo. No Instituto Ricardo Jorge, as infeções gastrintestinais são estudadas no Laboratório Nacional de Referência de Infeções Gastrointestinais, que assenta a sua ação estratégica em quatro linhas fundamentais: a vigilância, a prevenção, a investigação e a cooperação (nacional e internacional).