Suporte Básico de Vida: Hospital de Guimarães certificado como entidade formadora

CHTS_SBV

31/10/2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) certificou o Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães como entidade formadora em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV).

Esta certificação significa, na prática, que o Hospital de Guimarães passa a adotar a metodologia formativa do INEM em Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida, garantido desta forma formação de acordo com as normas internacionais preconizadas para a prática de SBV e SAV.

O objetivo é que os formandos aprendam a identificar as situações potencialmente fatais, perceber a importância das compressões torácicas e ainda atuar até a chegada de ajuda diferenciada.

É amplamente reconhecido pela comunidade científica que uma rápida intervenção em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR) é garantia de uma melhor hipótese de sobrevivência.

A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55-113 pessoas /100 mil habitantes, estimando-se entre 350 mil e 700 mil indivíduos afetados por ano, só na Europa.

Desta forma é fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. Esta cadeia interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – http://www.inem.pt/