Suporte Imediato de Vida: Nova ambulância iniciou atividade em São Pedro do Sul

03/01/2019

Uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou atividade, no dia 2 de janeiro, em São Pedro do Sul, distrito de Viseu.

Esta nova ambulância vai melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita na região de São Pedro do Sul, servindo também outros concelhos como Vouzela, Oliveira de Frades e Castro Daire.

A ambulância SIV funciona segundo o modelo de partilha de recursos humanos entre o INEM e o Serviço de Urgência Básica de São Pedro do Sul. Na prática, as duas instituições vão partilhar os seus recursos humanos, potenciando-se sinergias existentes nestes dois serviços: parte dos enfermeiros que constituem a tripulação das ambulâncias SIV desempenham também funções no Serviço de Urgência Básica (SUB).

Com este modelo obtêm-se ganhos de eficiência dos meios e melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais. Assegura-se ainda uma melhor ligação entre o pré e o intra-hospitalar, ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção ativa destes profissionais nos serviços de urgência.

Com esta nova ambulância SIV, o INEM passa a ter 40 unidades deste tipo, cuja tripulação é composta por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar.

As ambulâncias SIV do INEM têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados à população, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.

O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, possibilitando assim que os Médicos dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM aconselhem corretamente a equipa e encaminhem a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada.

A nova ambulância SIV está provisoriamente localizada na base dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de São Pedro do Sul, junto ao SUB daquela localidade.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – www.inem.pt/