Estudantes estrangeiros observam práticas clínicas na ULS Castelo Branco | Programa Atlantis

09/01/2019

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco encontra-se a receber futuros estudantes universitários estrangeiros de medicina e das ciências da saúde, para a realização de estágios observacionais em ambiente hospitalar, no âmbito de um programa designado Atlantis, formalizado com o Saint Mary’s Institute for Educational Excellence, com sede em Washington, nos Estados Unidos da América.

A ULS recebeu três programas observacionais da Atlantis no período de verão, entre junho e julho, e um programa no período de inverno, no mês em curso, janeiro. A duração de cada programa é de uma semana e meia no inverno e de duas semanas no verão.

A Atlantis terá a responsabilidade de selecionar os estudantes das universidades americanas, canadianas, australianas e inglesas, para participarem neste programa dentro dos requisitos de confidencialidade e ética. Sendo estágios observacionais, os alunos não têm permissão para realizar procedimentos clínicos durante a duração dos mesmos.

O programa Atlantis «vai possibilitar a abertura da ULS de Castelo Branco a futuros profissionais de saúde estrangeiros e posicionar os seus profissionais numa vasta rede internacional de médicos e estudantes. Este intercâmbio é extremamente importante, não só para a internacionalização da ULS de Castelo Branco, mas também para a contínua melhoria dos cuidados de saúde prestados à sua população», revela a ULS.

A Atlantis, fundada em 2007, tem como missão proporcionar aos futuros profissionais de medicina e de saúde o fortalecimento das ligações com outros profissionais internacionais, com a dinamização de programas de observação hospitalar. O projeto Atlantis já está presente em onze países e colabora com mais de sessenta hospitais.

Visite:

ULS Castelo Branco – http://www.ulscb.min-saude.pt/