Gripe | SNS 24 é a melhor alternativa às urgências

10/01/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido  ,  defende que telefonar para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) é a melhor alternativa o recurso imediato às urgências hospitalares, assinalando que o encaminhamento das chamadas telefónicas «é feito de acordo com as necessidades» dos doentes.

Marta Temido  falava aos jornalistas, em Lisboa, depois de ter visitado o SNS 24, no dia 9 de janeiro.

Justificando as vantagens do SNS 24, que funciona 24 horas por dia, a Ministra apontou «o conforto» de uma chamada a partir de casa, «a rapidez no atendimento – «em média as chamadas são atendidas em 20 segundos» – e «a segurança» – o «atendimento é feito por enfermeiros e o encaminhamento dos doentes é feito de acordo com algoritmos de decisão» e verificado com «uma chamada de controlo passado algum tempo».

Gripe: apenas 20% das chamadas diárias necessitam de ser encaminhadas para as urgências

Apesar de reconhecer que não há sistemas isentos de falhas, a Ministra quis transmitir uma mensagem de tranquilidade, afirmando que o SNS 24 é um serviço «em que as pessoas podem confiar».

Marta Temido  apelou para o uso da linha telefónica em caso de suspeita de doença, considerando-a como a «melhor alternativa» às urgências, até para evitar contágios. «As pessoas devem sempre ligar para a linha em caso de gripe ou outra sintomatologia», frisou, lembrando os casos não urgentes que chegam às urgências, provocando filas de espera nos hospitais.

A titular da pasta da Saúde acrescentou que, em média, apenas 20% das chamadas diárias de utentes com sintomas de gripe necessitam de ser encaminhadas para as urgências hospitalares.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que acompanhou a visita, crê que o pico da gripe não terá sido ainda atingido, remetendo informação mais fiável para os dados que são atualizados semanalmente, às quintas-feiras, pelo Instituto Nacional Douto Ricardo Jorge no boletim da gripe.

O plano de contingência sazonal que foi ativado nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que implica o alargamento do horário de funcionamento e o reforço de equipas, será estendido a centros de saúde de outras regiões caso os médicos responsáveis entendam que se justifique, adiantou Marta Temido  .

A Ministra reconheceu que, apesar do aumento de 30% do número de utilizadores da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde em 2018, comparativamente a 2017, é preciso continuar a reforçar o apelo à sua utilização.

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