ARS Centro | Reforço do atendimento: Centros de saúde do Baixo Mondego abertos ao fim de semana

14/01/2019

Os centros de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego vão funcionar aos sábados e domingos, uma medida que passou a vigorar no dia 12 de janeiro, para atendimento de situações de doença aguda.

A medida insere-se no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno e vai manter-se até final de janeiro. A consulta de atendimento complementar, que já funciona, habitualmente, em centros de saúde do ACES aos fins de semana, mantém-se. Relativamente às Unidades de Saúde Familiar (USF), vão estar em funcionamento das 9 às 14 horas neste período excecional.

Este reforço do funcionamento visa garantir uma resposta efetiva dos Cuidados de Saúde Primários à população em situações de doença aguda não urgente, evitando deslocações desnecessárias às urgências dos hospitais.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro reforça o conselho às populações para se dirigirem aos centros de saúde, Unidades de Cuidados Saúde Personalizados e USF, que estão preparados para responder a situações não urgentes, como a síndrome gripal ou a infeção respiratória.

A ARS Centro relembra ainda à população que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, deve sempre recorrer ao SNS 24, através do número 808 24 24 24, para aconselhamento e encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt