Helicópteros de emergência médica: Serão feitas adequações necessárias para heliportos funcionarem à noite

15/01/2019

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, assegurou hoje que serão feitas as adequações necessárias nos heliportos hospitalares para que possam funcionar à noite, com todas as condições de segurança.

O Jornal de Notícias avança na edição de hoje, dia 15 de janeiro de 2018, que em 10 das 33 unidades hospitalares que têm instalações para receber helicópteros de emergência médica está proibida a aterragem de voos noturnos, entre os quais o Hospital de Santa Maria, integrado no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que tem de usar os aeroportos militares de Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, à margem da sessão de encerramento das comemorações dos 25 anos do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Francisco Ramos afirmou que «cada situação é uma situação».

«Nem todas têm os mesmos contornos, há situações em que não faz sentido o heliporto estar disponível à noite, há situações em que será feita a devida adequação», disse o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

«Nos casos em que for preciso adequar as condições para que eles possam e devam funcionar à noite isso será naturalmente feito para respeitarmos todas as condições de segurança», sustentou.

Francisco Ramos informou ainda que há seis meses foi helitransportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na sequência de um acidente: «correu tudo muito bem, cheguei à noite a Santa Maria sem nenhum problema de segurança».

De acordo com o Jornal de Notícias, um terço dos heliportos hospitalares, incluindo o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, estão impedidos de receber voos noturnos de emergência médica por não cumprirem vários requisitos técnicos como a ausência de sinalização luminosa de auxílio à aterragem. A proibição foi imposta pela Autoridade Nacional da Aviação Civil, entidade responsável pela certificação e fiscalização.