Instituto Ricardo Jorge distinguido por colaboração institucional na prevenção e deteção precoce do VIH

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge distinguido por colaboração institucional na prevenção e deteção precoce do VIH

16-01-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge foi distinguido pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, no âmbito do encerramento das comemorações dos seus 25 anos”, com um “Prémio de Boas Práticas Infarmed 25+”, na categoria “Medicamentos e Produtos de Saúde”. A distinção foi atribuída pela colaboração institucional na prevenção e deteção precoce do VIH.

O Instituto Ricardo Jorge colaborou, juntamente com outras instituições, na elaboração do normativo técnico e organizacional para operacionalizar a realização dos testes rápidos (testes point of care) de rastreio de infeções por VIH, VHC e VHB nas farmácias comunitárias e laboratórios de patologia clínica/análises clínicas. Estes documentos estabelecem os requisitos técnicos e os procedimentos a adotar para a realização destes testes nestes locais.

A entrega do prémio ao Instituto Ricardo Jorge, representado pelo presidente do Conselho Diretivo, Fernando de Almeida, decorreu dia 15 de janeiro, no auditório do Edifício Tomé Pires, no Parque de Saúde de Lisboa, numa sessão que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Ramos, de dirigentes do Infarmed e de representantes das instituições distinguidas. A sessão de entrega de prémios foi precedida de uma conferência intitulada “Gerir ou liderar? A importância da Inteligência Emocional”.

Os “Prémios de Boas Práticas Infarmed 25+” tiveram como objetivo distinguir projetos e instituições promotoras de exemplos de boas práticas. Ao todo foram entregues 64 prémios nas áreas de “Ensaios Clínicos”, “Medicamentos e Produtos de Saúde”, “Farmacovigilância”, “Indústria Farmacêutica Nacional”, “Indústria Farmacêutica Internacional”, “Associação de Doentes”, “Práticas Concorrenciais” e “Projetos”.