Projeto H2 | Humanizar o Hospital: CHUC quer humanizar relações entre doentes e profissionais

18/01/2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) lança, no dia 24, pelas 12 horas, o «Projeto H2 – Humanizar o Hospital», que visa sensibilizar para a humanização da relação entre doentes e profissionais de saúde.

De acordo com o CHUC, o objetivo do projeto é «sensibilizar o universo hospitalar para a importância da adoção de uma cultura centrada no respeito pela pessoa doente e de quem dela cuida, promovendo, assim, a melhoria da atividade assistencial».

Por outro lado, visa «constituir-se como um incentivo a um trabalho colaborativo que envolva profissionais de saúde, doentes e seus familiares».

Neste momento, segundo o CHUC, estão já em desenvolvimento as primeiras linhas de atuação, que passam pela promoção de uma cultura de humanização e preparação de inquéritos de satisfação, com a colaboração do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Encontra-se também em desenvolvimento um programa de formação em comunicação e empatia, com a colaboração do Instituto de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e o desenvolvimento de ações de sensibilização contra o ruído hospitalar, com a colaboração do ITeCons – Universidade de Coimbra.

Na sua estrutura, o «Projeto H2-Humanizar o Hospital» integra um responsável de projeto, uma equipa de coordenação e uma assembleia de colaboradores, esta última a ser constituída por voluntários individuais e por delegados dos serviços hospitalares.

Visite:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/