CHTS leva rastreio metabólico à escola: projeto “Nefrologia na Comunidade”

21/01/2019

A Unidade de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), conjuntamente com a Unidade de Nutrição e equipa de enfermagem do Serviço de Medicina, Unidade Funcional 4, promoveu, no dia 18 de janeiro, um rastreio metabólico na Escola Daniel Faria, em Baltar, Paredes.

Foram realizados cerca de 100 rastreios à tensão arterial, peso e diabetes a alunos, professores e auxiliares da Escola, tendo sido um adulto referenciado para a consulta de Nefrologia e dois adultos e uma criança para a consulta de Nutrição.

Este rastreio insere-se no âmbito do projeto “Nefrologia na Comunidade” que a Unidade de Nefrologia, em conjunto com a Unidade de Nutrição e equipa de enfermagem Medicina – Unidade Funcional 4, tem vindo a desenvolver desde 2015 e que consiste na realização de um rastreio metabólico na população escolar da área de referenciação do CHTS.

O próximo rastreio está já marcado para o dia 22 de fevereiro e será na Escola de Louredo, em Paredes.

Em 2018, foram feitos rastreios a cerca de 500 alunos de três escolas diferentes, em Penafiel, tendo sido identificadas diversas situações que motivaram o encaminhamento imediato para o Centro Hospitalar. De realçar que, atualmente, a Unidade de Nefrologia é constituída por três Nefrologistas e, nos próximos 2 anos, vai ser possível tratar a população com necessidade de Diálise no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, constituído pelo Hospital de Penafiel e Hospital de Amarante, serve uma população de cerca de 520 mil habitantes.

Para mais informações consulte www.chts.min-saude.pt.