INEM reforça parque de motociclos de emergência médica

24/01/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reforça o parque de motociclos de emergência médica com a doação,  no dia 23 de janeiro,  de um Motociclo de Emergência Médica (MEM).

De acordo com o INEM, o motociclo de emergência médica é um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que permite chegar rapidamente ao local onde se encontra o doente. Este veículo transporta um aparelho de desfibrilhação automática externa, oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar e outros materiais de suporte básico de vida. Este equipamento permite ao técnico de emergência pré-hospitalar do INEM adotar as medidas iniciais necessárias à estabilização da vítima, até que estejam reunidas as condições para um eventual transporte.

Em alguns casos, a intervenção deste meio é a única necessária, dispensando a presença de uma ambulância no local.

O veículo doado é um motociclo da marca Yamaha, modelo Tracer de 700cc de cilindrada. Já se encontra totalmente equipado e caraterizado para a atividade de emergência médica, num processo que foi acompanhado pelo INEM, revela o Instituto.

O INEM tem em funcionamento oito MEM, dos quais três na região Norte, um no Centro e quatro na Região Sul. Com esta doação, o INEM vê reforçado o seu parque de motociclos de emergência médica, possibilitando uma melhor gestão da utilização destes meios na atividade de emergência médica pré-hospitalar.

Para saber mais, consulte:

INEM > Motociclo de Emergência Médica