Livro sobre subtipos de cancro do cólon – INSA

imagem do post do Investigador do Instituto Ricardo Jorge coordena edição de livro sobre subtipos de cancro do cólon

25-01-2019

Investigador do Instituto Ricardo Jorge coordena edição de livro sobre subtipos de cancro do cólon

Peter Jordan, investigador do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi o responsável pela coordenação da edição de um livro científico sobre subtipos de cancro do cólon. A publicação fornece um retrato atualizado de caraterísticas moleculares e genéticas destes subtipos e aponta direções futuras para o desenvolvimento de terapias dirigidas que tenham menos efeitos adversos para o doente.

O convite da editora internacional Springer para a coordenação deste livro surgiu na sequência dos trabalhos de investigação publicados nesta área pela equipa de investigação de Peter Jordan. O trabalho de coordenação do publicação consistiu na identificação de outros sete investigadores que contribuíram com o seu conhecimento neste domínio, bem como na organização do processo de revisão científica dos capítulos submetidos.

“Targeted Therapy of Colorectal Cancer Subtypes”, que se encontra disponível online no site da editora, encontra-se dividido em nove capítulos e tem como principais destinatários investigadores, médicos e outros profissionais de saúde. O livro conta com a contribuição de cinco especialistas nacionais de instituições de renome nesta área de investigação e ainda de três internacionais.

Segundo os dados mais recentes da Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), o cancro do cólon passou a ser, em 2018, a primeira causa de novos casos de cancro em Portugal. Embora estes dados estatísticos consideram o cancro colorretal como uma única entidade, o diagnóstico clínico de cada doente baseia-se em varias características do tumor encontrado, incluindo dados morfológicos, da sua localização no cólon ou das alterações genéticas presentes, com a resultante identificação do subtipo específico do cancro colorretal a ter grande importância para a escolha das opções terapêuticas.