Hospital de São João criou Centro de Responsabilidade Integrada para obesidade

28/01/2019

O Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE (CHUSJ), no Porto, criou um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Obesidade, em funções desde dia 14 de janeiro, para melhorar a resposta aos doentes com esta doença.

De acordo com o CHUSJ, no CRI, o paciente é avaliado por uma equipa multidisciplinar e, de forma individualizada, é decidido qual o melhor tratamento a indicar, seja médico, cirúrgico e/ou endoscópico. «São garantidos os procedimentos endoscópicos e cirúrgicos mais frequentes e atuais no tratamento da obesidade, além de serem permanentemente incorporadas técnicas inovadoras, como é o caso das metabólicas, que estão a surgir no algoritmo terapêutico», refere.

O Centro de Responsabilidade Integrada de Obesidade do CHUSJ, dirigido pelo cirurgião John Preto, tem natureza multiprofissional e está provido de um corpo próprio de profissionais de Cirurgia Geral, Endocrinologia, Psiquiatria, Nutrição, Psicologia, Anestesiologia, Gastrenterologia e do Bloco Operatório Central.

Para o Diretor Clínico do CHUSJ, José Artur Paiva, «os CRI, os Centros de Elevada Diferenciação e os Centros de Referência estão enquadrados numa lógica de criação de respostas a patologias específicas que constituem um desafio particular quer pela procura, pela incapacidade de resposta, pelo peso epidemiológico, pela relevância social da doença ou ainda pela verticalidade da resposta».

«Os CRI são dotados dos recursos humanos e materiais necessários ao exercício da sua atividade, prestando contas no que respeita aos resultados assistenciais alcançados, aos custos e aos proveitos associados», acrescenta.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de São João, EPE > Notícias