Hospital Curry Cabral vai ter o 1.º robot cirúrgico do SNS

29/01/2019

O Hospital Curry Cabral, integrado no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, vai receber o primeiro robot cirúrgico do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com a Presidente do Centro Hospitalar, Ana Escoval, o primeiro robot para cirurgias no SNS foi doado pela Fundação Aga Khan.

Portugal já tem vários robots cirúrgicos em unidades privadas, mas o SNS não tinha ainda nenhum, recordou Ana Escoval.

«Em defesa dos doentes, todos temos obrigação de encontrar formas de também apetrechar o SNS (…). Qualquer pessoa, pobre ou rica, no nosso país, que necessite ou seja melhor tratada com uma cirurgia robótica, que não deixe de o ser por não ter recursos financeiros», declarou a responsável aos jornalistas, à margem da inauguração da unidade de radiologia de intervenção no Hospital Curry Cabral e da homenagem ao cirurgião Eduardo Barroso, que decorreu esta terça-feira, dia 29 de janeiro.

Os robots cirúrgicos são já usados em várias especialidades como substitutos da mão do cirurgião, permitindo maior previsão e cirurgias menos invasivas.

O primeiro robot do SNS ficará no Hospital Curry Cabral, onde deverá ser instalado durante o primeiro semestre do ano. De acordo com a administração do hospital, há um grupo de trabalho interno a avaliar quais as especialidades ou doenças que prioritariamente devem beneficiar do robot cirúrgico.

O equipamento, doado pela fundação Aga Khan, terá custado entre três a quatro milhões e meio de euros, segundo a administração do CHLC.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Cooperação com Universidade Aga Khan