Atuação em Casos de AVC: Hospital de Guimarães promove encontro dia 9

03/05/2019

A Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães, acolhe no dia 9 de maio, pelas 17 horas, o encontro «Atuação em Casos de Acidente Vascular Cerebral».

A reunião, promovida pelo Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães), em parceria com a Câmara Municipal, é dirigida aos vários intervenientes no processo de deteção, encaminhamento e tratamento do acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a organização, o «objetivo é o de extravasar as fronteiras do hospital, contactando com aqueles que, por um lado, podem ajudar o paciente a chegar de forma mais célere ao cuidado hospitalar (permitindo o uso de terapêuticas inovadoras e intervenções disponíveis) e, por outro, ajudam a recuperar o cidadão depois da sua alta hospitalar».

«Para cumprir com o primeiro objetivo, estamos a envolver todas as corporações de bombeiros distritais e instituições comunitárias que concentram grande número de cidadãos em risco. É para eles que dirigiremos a primeira parte do programa. Na segunda parte da reunião, envolveremos todas as instituições comunitárias (lares, centros de dia, unidades de cuidados continuados) e cuidadores informais da região que têm no seu dia-a-dia que lidar com esta problemática», refere a propósito Pedro Guimarães Cunha, médico responsável pelo Centro Académico e de Formação do Hospital.

Para um programa multidisciplinar, a reunião conta com a presença de profissionais de diferentes áreas e saberes, desde médicos a enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, bombeiros e psicólogos.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias