Dia Mundial da Asma: Data é celebrada a 7. Doença não tem cura mas pode ser controlada

06/05/2019

O Dia Mundial da Asma é celebrado anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Em 2019, dia 7 de maio. Organizada pelo Global Initiative for Asthma (GINA), o tema desta edição é parar a asma «STOP for Asthma».

O objetivo desta campanha é sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a asma e as suas complicações, procurando melhorar a adesão ao tratamento e parar a evolução da doença.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, que se associa à data comemorativa, a asma é uma doença respiratória crónica frequente e potencialmente grave, que afeta crianças e adultos, e que não tendo cura pode ser controlada. A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população), e cerca de 175 mil crianças e adolescentes (8,4% das crianças).

Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada (51% crianças e 43% população geral). Contudo, 9 em cada 10 doentes com asma não controlada tem uma perceção errada do estado de controlo da sua doença, o que dificulta a procura de melhor tratamento

As principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e à incorreta utilização dos dispositivos inalatórios.

Para saber mais, consulte:

  • Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica > Notícia
  • Global Initiative for Asthma – http://ginasthma.org/ – em inglês