3ª Conferência Internacional sobre Contaminantes Alimentares (ICFC 2019)

imagem do post do 3ª Conferência Internacional sobre Contaminantes Alimentares (ICFC 2019)

17-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, em parceria com a Universidade de Aveiro, promove, nos dias 26 e 27 de setembro, em Aveiro, a 3ª edição da Conferência Internacional sobre Contaminantes Alimentares “International Conference on Food Contaminants: challenges on risk assessment (ICFC 2019)”. A edição deste ano é dedicada aos desafios relacionados com a avaliação de risco.

programa provisório da conferência ICFC 2019 inclui quatro sessões: “Desafios na avaliação de risco: novas perspetivas”; “Avaliação da exposição humana a contaminantes químicos alimentares”; “Outros agentes (microbiológicos e nutricionais) que representam risco”; e “Avaliação de risco-benefício de alimentos na Europa”. No primeiro dia, terão lugar as sessões sobre os desafios na avaliação de risco e a avaliação da exposição humana a contaminantes químicos alimentares, enquanto no segundo serão abordados temas relacionados com outros agentes que representam risco e a avaliação de risco-benefício.

Destinada a profissionais de saúde e laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar, e todos os demais interessados no tema, a participação na conferência ICFC2019 poderá ser efetuada através do registo no site do evento. A submissão de resumos para apresentação em poster ou comunicação oral deverá ser efetuada até 16 de junho, de acordo com os critérios de elaboração e submissão definidos, sendo que a aceitação dos resumos será comunicada até 15 de julho.

A principal via de exposição a contaminantes químicos é a via alimentar pelo que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu como obrigatória a análise dos riscos (Risk Analysis) associados à cadeia alimentar. A avaliação do Risco pretende estudar os efeitos adversos para a saúde, que resultam da exposição do homem a perigos com origem nos alimentos.