Lisboa acolhe encontro internacional: Responsáveis de Registos Oncológicos reúnem-se de 29 a 31 de maio

27/05/2019

Portugal acolhe a conferência anual do Grupo para a Epidemiologia e Registo de Cancro dos Países de Língua Latina, que decorre entre 29 e 31 de maio, na Torre do Tombo, em Lisboa. Neste encontro estarão presentes médicos epidemiologistas de vários países de expressão latina, que irão apresentar dados sobre os registos de cancro dos seus países.

Ana Miranda, médica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), fundadora do antigo Registo Oncológico Regional do SUL e coordenadora do Registo Oncológico Nacional (RON), também vai apresentar os resultados da experiência portuguesa desde a criação do RON, em janeiro de 2018.

Gabriela Caldas, pediatra no IPO Lisboa e coordenadora do Registo Oncológico Pediátrico (ROP), apresentará dados sobre a incidência e a sobrevivência do cancro infantil no nosso país.

O RON é um registo centralizado que tem por finalidade a recolha e a análise de dados de todos os doentes oncológicos diagnosticados e/ou tratados em Portugal continental e nas regiões autónomas, permitindo a monitorização da atividade das instituições de saúde, a efetividade dos rastreios organizados e os tratamentos, a vigilância epidemiológica, a investigação e ainda a monitorização da efetividade de medicamentos e dispositivos médicos, neste caso em articulação com o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias