«A Terra Treme»: Exercício público de sensibilização para o risco sísmico

04/11/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai aderir  ao exercício público  «A Terra Treme”», que se realiza no próximo dia 15 de novembro, pelas 11h15, e que tem como objetivo a sensibilização dos cidadãos para o risco sísmico.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo e que podem salvar vidas.

Este exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo e organize a sua casa e família em sete passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho.

Organize-se em 7 passos:

  1. Identifique e corrija os riscos da sua casa.
  2. Organize um plano familiar de emergência.
  3. Prepare um kit de emergência.
  4. Identifique e corrija os pontos fracos do seu edifício.
  5. Execute os 3 gestos que protegem: Baixar, Proteger e Aguardar
  6. Cuide de si, em seguida ajude os outros.
  7. Esteja atento às indicações das autoridades.

Para saber mais, consulte: