Tomografia Computorizada: CHUC promove curso com a Agência Internacional de Energia Atómica

06/11/2019

Encontra-se a decorrer no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), de 4 a 8 de novembro, o «Curso Regional de Treino em Garantia de Qualidade e Dosimetria em Tomografia Computorizada» (Regional Training Course on Quality Assurance and Dosimetry in Computed Tomography) promovido e organizado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) em colaboração com o CHUC.

Este curso insere-se no projeto «Aplicação das Melhores Práticas para a Qualidade e Segurança em Radiologia de Diagnóstico» que a AEIA tem em curso até ao final de 2021. Trata-se de um evento internacional que conta com 26 participantes selecionados pela AEIA, provenientes de 15 países europeus, bem como de um grupo de 4 formadores.

O curso tem como destinatários físicos médicos ou especialistas em física médica que exercem a sua atividade profissional em unidades de saúde públicas ou privadas. Estes profissionais, integrados nas equipas multidisciplinares, são fundamentais para a integração dos progressos das ciências e das tecnologias na saúde, promovendo a qualidade e segurança dos exames de diagnóstico e terapêuticas que utilizam radiações ionizantes.

A Divisão de Física Médica da Sociedade Portuguesa de Física irá, também, participar neste evento internacional, em Coimbra, para celebrar o Dia Internacional da Física Médica, dia 7 de novembro, que este ano tem o mote «A Física Médica é um Mundo!”».

A abertura do curso ocorreu no dia 4 de novembro, com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro, que relevou a natureza multinacional dos formandos, o facto de se realizar no CHUC, e ainda a importância para a melhoria do prestação de cuidados de saúde gerado pelo estabelecimento de pontes e pelos inerentes ganhos de capacidade para «fazer melhor», que sempre resultam da partilha de conhecimento e de experiência entre profissionais, em particular quando são oriundos de realidades culturais, sociais, formativas e assistenciais diversas.

Para saber mais, consulte:

CHUC > Congressos/Jornadas