Abertos Concursos para 3 Bolsa de Investigação – INSA

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “INGESTnano – Mecanismos celulares e moleculares de toxicidade dos nanomateriais ingeridos”

Bolsa de Investigação Projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data”

11-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data – improving data quality for risk assessment”, com a referência DAN/IDRISK/BI04/2019. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 22 de novembro.

No âmbito do projeto IDRisk pretende-se a criação de um sistema ou ferramenta capaz de interpretar linguagem corrente portuguesa sendo a fonte de dados descrições de géneros alimentícios, e a partir dela classificar as palavras e as relações entre as mesmas de modo a que se consiga fazer ligação entre o texto em Português e o sistema de classificação e descrição de alimentos criado pela entidade europeia EFSA, denominado FoodEx2. De forma muito resumida, o sistema FoodEx2 possui uma hierarquia complexa de grupos de alimentos, onde cada nó desta hierarquia é representado por um código.

O objetivo será criar um sistema capaz de identificar e classificar com muita precisão os alimentos descritos em português de modo a que se possa progredir pela hierarquia de modo a obter o código que mais detalha o alimento. Este sistema de classificação a ser desenvolvido deverá ser integrado numa plataforma web já existente onde é feita a gestão e o tratamento dos dados que terão de ser mapeados para códigos em FoodEx2.

A bolsa terá à duração de 12 meses, com início a 20 de janeiro de 2020, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.


Bolsa de Investigação Projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data”

11-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre um procedimento concursal para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “SSD2 and FoodEx2 compliant real-time registration and classification of food sampling data – improving data quality for risk assessment”, com a referência DAN/IDRISK/BI03/2019. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 22 de novembro.

No âmbito do projeto IDRisk, pretende-se a criação de uma aplicação que irá alimentar e comunicar com uma plataforma web existente, de compilação e tratamento de dados adquiridos por entidades reguladoras nacionais, com o objetivo de reunir e fazer uso de formulários em formatos digitais (previamente só existiam em formato físico) criados dinamicamente para serem utilizados no campo (no ato de colheita de informação por técnicos especializados). Esta aplicação deverá ser desenvolvida para dispositivos móveis Android.

O sistema (plataforma web) existente deverá ser também preparado de modo que a comunicação em tempo real com os dispositivos móveis que estão no campo seja possível: esta funcionalidade visa ajudar ambos os pontos de comunicação para que, caso necessário, o cliente (dispositivo móvel) possa solicitar mais informações do servidor (plataforma web), como, por exemplo, listas mais recentes para determinados campos do formulário, ou histórico de colheitas já feitas naquele local; e também, caso necessário, um técnico especializado do lado do servidor possa executar tarefas de monitorização dos dados que estão a ser colhidos na altura.

A bolsa terá à duração de 12 meses, com início a 20 de janeiro de 2020, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.


Bolsa de Investigação Projeto “INGESTnano – Mecanismos celulares e moleculares de toxicidade dos nanomateriais ingeridos”

11-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, a candidatos (M/F) com grau de Licenciado, no âmbito do Projeto “INGESTnano- Mecanismos celulares e moleculares de toxicidade dos nanomateriais ingeridos”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 22 de novembro.

O plano de trabalhos da bolsa prevê a realização das seguintes ações:

  • Preparação de culturas polarizadas de células intestinais Caco2 e de coculturas de células Caco2 com células HT29-MTX;
  • Otimização de protocolos para a exposição das células a nanomateriais (NMs);
  • Análise de vias de sinalização nas células após exposição a NMs;
  • Análise do citoesqueleto e complexos de adesão celular por microscopia de fluorescência nas células expostas a NMs;
  • Realização de revisões bibliográficas críticas sobre temas relevantes, incluindo a elaboração de relatórios concisos, sumarizando os principais achados;
  • Colaboração em outras atividades no âmbito do Projecto INGESTnano.

A bolsa é atribuída por 12 meses, tendo início previsto em janeiro de 2020. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.