Dia do Não Fumador no CHVNGE: Hospital de Gaia desafia para «Caça às Beatas», dia 17 de novembro

15/11/2019

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), inspirado numa iniciativa do seu capelão, desafia os seus profissionais para uma «Caça às Beatas»,  e, 17 de novembro, Dia Mundial do Não Fumador, para «correr com elas do hospital».

Para participar nesta atividade, os funcionários, familiares e amigos destes têm de se inscrever em equipa, com um máximo de cinco elementos, enviando um e-mail para servico.geraishoteleiros@chvng.min-saude.pt  com o nome da mesma e dos seus elementos, disse hoje à Lusa fonte da unidade hospitalar.

«Inspirados pelo nosso capelão, Padre Albino Reis, decidimos associar-nos ao movimento de eliminação das beatas do CHVNGE. Por isso, no Dia Mundial do Não Fumador vamos pedir a todos para correr com as beatas da Unidade 1 do CHVNGE», lê-se no repto lançado pelo hospital.

Em outubro, o capelão, confessando já ter problemas que cheguem com «beatas», pediu, em mensagem pedagógica e divertida espalhada pelo hospital, que os fumadores «levem as suas» para fora deste.

Talvez a ideia lhe tenha surgido do Espírito Santo, contou à Lusa Albino Reis, capelão no hospital há 16 anos, mas a verdade é que, após a fixação de cartazes a apelar aos fumadores para não deitarem os maços de tabaco e as pontas de cigarro para a via pública, este comportamento “pouco cívico” diminuiu, pelo menos, em redor da capela, sublinhou.

A unidade de saúde lembra que uma beata perdida tem um «destino trágico» no oceano, portanto, apela à participação de todos.

Para a «Caça às Beatas», que irá decorrer entre as 15 e 17 horas, os participantes irão receber luvas, túnica e sacos apropriados.

No final haverá prémios e um magusto de convívio, realçou.

Recorda-se que no dia 19 de julho, o parlamento aprovou um projeto de lei que pune com coimas entre os 25 e os 250 euros quem atirar pontas de cigarro para a via pública.

Fonte: Lusa

Visite:

CHVNGE  – http://www.chvng.pt/