Dia Mundial da Prematuridade: CHUC celebra data, que se assinala dia 17, com pais e ex-prematuros

15/11/2019

Sob o lema «Sou pequenino, mas… tenho em mim todos os sonhos do mundo!» a Maternidade Dr. Daniel de Matos, inserida no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), assinala o Dia Mundial da Prematuridade, que se celebra em 17 de novembro.

Num convívio agendado para as 15 horas vai dar-se voz à prematuridade, onde os pais de ex-prematuros vão partilhar as suas histórias com os pais de prematuros atualmente internados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) e com os profissionais da equipa de Neonatologia, através de desenhos e frases idealizados pelos ex-prematuros e fotografias do seu percurso de vida.

A Neonatologia, na vertente da prematuridade, é um mundo desconhecido da maioria dos pais. Cada família de um bebé prematuro terá que se reestruturar dentro de uma realidade completamente diferente da idealizada para o nascimento do seu filho.

Um em cada dez bebés nasce prematuro. Fora do útero materno, antes do tempo, os prematuros enfrentam uma série de desafios que os colocam em risco acrescido de não sobreviverem e de alterações do neurodesenvolvimento.

As UCIN desenvolveram-se no sentido de contrariar os riscos que estes bebés carregam. As equipas multidisciplinares que cuidam de prematuros recebem nas suas mãos seres humanos muito frágeis que necessitam de cuidados ultra-diferenciados, a todos os níveis.

Nas UCIN, as equipas trabalham diariamente para conseguir minimizar todos os riscos inerentes à prematuridade e ajudar a família na adaptação a uma nova realidade. São caminhos de cuidados muito humanizados, de parceria de cuidados com os pais, informados de modo preciso, contínuo e adequado a cada situação clínica.

Para saber mais, consulte:

CHUC > Agenda de eventos