Saúde Oral

Reforço da aposta na Saúde Oral

15/11/2019

Marta Temido reitera que a área da Saúde Oral faz diferença na vida das pessoas

“Melhorar a qualidade dos Cuidados de Saúde Primários para garantir um trabalho de proximidade, constitui serviço público”, foi desta forma que a Ministra da Saúde enquadrou o reforço efetuado pelo Governo no âmbito dos cuidados de Saúde Oral, no decorrer da inauguração do novo consultório de saúde oral em S. João da Madeira, no distrito de Aveiro.

Marta Temido , que  marcou presença na inauguração de quatro novos consultórios de saúde Oral da Região Norte, no seguimento do projeto “Saúde Oral para Todos”, reiterou que esta é uma “área que faz diferença na vida das pessoas”.

Uma ideia sublinhada, também, pelo Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte, Miguel Portela, que referiu que há utentes, que pela primeira vez, usufruíram de uma consulta de Saúde Oral.

De igual modo, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira faz um balanço muito positivo desta parceria “extraordinária” entre as autarquias e os cuidados de saúde primários, que tem permitido dar resposta ao utentes.

Os quatro consultórios inaugurados hoje na Região do Norte, Valbom, São Pedro da Cova, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, vão servir, aproximadamente, 180 mil utentes inscritos, de um total de mais de 1.800 mil na região de Saúde do Norte. Prevê-se que até ao final do ano, este número possa atingir mais de dois milhões de utentes.

O Governo quer equipar todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do país com consultórios dentistas até ao final desta legislatura, disse a Ministra da Saúde, referindo que, atualmente, Portugal tem «105 consultórios de saúde oral nos cuidados de saúde primários». «A aposta na saúde oral tem sido uma marca da ação governativa» que «vai perdurar na atual legislatura. A par do cheque dentista, temos feito a aposta nos cuidados de proximidade, nos centros de saúde. Temos 80% dos nossos Agrupamentos de Centros de Saúde com respostas de saúde oral e 40% dos nossos concelhos com respostas de saúde oral. O objetivo é a cobertura integral nesta legislatura», sublinhou Marta Temido .

O modelo inaugurado hoje está a ser replicado em outros centros de saúde do país, traduzindo-se numa parceria da tutela com as autarquias, às quais cabe equipar o consultório, ficando para a Administração Regional de Saúde (ARS) local a tarefa de afetar os recursos humanos necessários.


Saúde Oral em Oliveira de Azeméis

15/11/2019

80% dos Agrupamentos de Centros de Saúde já disponibilizam consultas de saúde oral

No âmbito do alargamento do projeto “Saúde Oral para Todos” na região Norte, a Ministra da Saúde inaugurou hoje novo consultório de Saúde Oral em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro. A cerimónia contou também com a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes.

Marta Temido relembrou que a aposta na saúde oral inserida nos Cuidados de Saúde Primários teve início na anterior legislatura, e que será um projeto para reforçar nos próximos anos. ” Hoje temos dois instrumentos para garantir a saúde oral aos portugueses”, sublinhou a Ministra  da Saúde relembrando os obtidos nos últimos anos com o lançamento do Cheque-dentista, que abrange grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), beneficiários do complemento solidário para idosos e crianças e jovens com idade até aos 18 anos anos.

Atualmente, existem 105 gabinete de saúde oral nos Cuidados de Saúde Primários, com cerca de 80% dos Agrupamentos de Centros de Saúde a oferecerem aos seus utentes consultas de saúde oral.

O alargamento do projeto “Saúde Oral para Todos” conta com o apoio das autarquias, num esforço de dar resposta de proximidade às populações. O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, destacou o “forte impacto” que esta medida tem devido a uma “procura exponencial” deste tipo de cuidados. “Este projeto vai permitir que todas as pessoas tenham acesso a esta resposta de saúde”, congratulou-se o edil.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Saúde Oral | Cuidados de proximidade

15/11/2019

Ministra inaugura dois novos consultórios na região Norte

No âmbito do alargamento do projeto «Saúde Oral para Todos», a Ministra da Saúde, Marta Temido , esteve presente na cerimónia de inauguração de dois novos consultórios de Saúde Oral, na região Norte, em Valbom e São Pedro da Cova, ambos no concelho de Gondomar.

A cerimónia contou, também, com a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde Norte, Carlos Nunes.

O projeto «Saúde Oral para Todos» vem reforçar os cuidados de saúde de proximidade às populações e tem contado com a parceria das autarquias.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/