Convenção dos Direitos da Criança: Algarve celebra 30.º aniversário com trabalhos feitos por crianças

19/11/2019

“Para todas as crianças, todos os direitos” é o lema da Campanha Global e Nacional que comemora os 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança que se assinala amanhã, dia 20 de novembro.

Porque todas as crianças têm o direito de serem ouvidas, de participar e desempenhar um papel ativo na sua sociedade, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) associam-se a esta iniciativa manifestando todo o seu apoio na proteção nesta fase tão primordial do ciclo de vida.

Para assinalar a data,  a Coordenação Regional da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco da ARS Algarve, em parceria com a Subcomissão de Coordenação Regional do Algarve do Sistema Nacional de Intervenção Precoce e com a Coordenação Regional dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil, lançaram o desafio às crianças e jovens da região para fazerem desenhos alusivos ao tema.

No dia 20 de novembro estes trabalhos vão ser expostos nos “Estendais dos Direitos da Criança” distribuídos pelas salas de espera das diversas unidades dos centros de saúde da região e nos hospitais de Faro e Portimão.

Os desenhos foram realizados no âmbito das atividades dinamizadas pelos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Núcleos Hospitalares, em colaboração com as Equipas Locais de Intervenção Precoce, os Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil, Equipas de Saúde Escolar e das diversas unidades de saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde e CHUA, durante as quais foi abordada esta temática, dando a conhecer às crianças e famílias a existência da Convenção dos Direitos da Criança.

Com esta iniciativa pretende-se, de uma forma saudável e positiva, sensibilizar a comunidade para a importância da Convenção dos Direitos da Criança, aumentar a consciência pública em torno das crianças enquanto cidadãos de direito, facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos e prevenir todas as formas de violência contra as crianças.

No Serviço Nacional de Saúde, a promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens tem sido alvo de especial atenção com a criação de respostas específicas de prevenção e intervenção.  Em 2008 com a criação da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco nasceram as primeiras equipas multidisciplinares. Atualmente, a ARS Algarve conta com um total de 13 Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos cuidados de saúde primários e dois Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco.

Há 30 anos, os líderes mundiais assumiram um compromisso histórico com as crianças do mundo, adotando a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança – um acordo internacional sobre a infância, ratificado por Portugal em 21 de setembro de 1990. É o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história e ajudou a transformar a vida das crianças em todo o mundo.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/

UNICEF Portugal > A Convenção sobre os Direitos da Criança