21/11/2019
No próximo dia 23 de novembro às o horas, os Hospitais da Universidade de Coimbra, integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vão proceder à implementação do sistema de informação SONHO v2/SClinico, aplicações informáticas que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e que suportam o processo clínico eletrónico.
O CHUC tem em curso um intenso processo de modernização tecnológica com o objetivo de melhorar o atendimento aos seus utentes, agilizar os processos de trabalho dos profissionais e integrar informação clínica com os centros de saúde e com os hospitais da região centro.
Este processo de modernização está apoiado em três candidaturas ao SAMA 2020 num total de 5 milhões de euros (M€), 85% dos quais comparticipados.
As ações em curso têm um vasto impacto na melhoria dos processos de trabalho com especial incidência no atendimento aos utentes e integram iniciativas estruturais como: fusão de sistemas de informação, substituição de hardware obsoleto, gestão documental, cibersegurança, quiosques eletrónicos (pré-atendimento do utente com efetivação de chegada sem ter que passar pelo secretariado, leitura do cartão do cidadão/utente, sistema automático de chamada, entre outras funcionalidades), a criação de um Portal e APP do utente (mychuc@utente) que disponibiliza várias possibilidades: alteração/atualização de dados pessoais, plano de cuidados, boletim de vacinas, comprovativos de presença, resumo dos episódios de saúde, histórico de medicação, lista de contactos dos seus médicos, consulta de lista de inscritos para cirurgia e consulta.
De acordo com o CHUC, «a preparação desta iniciativa decorre há meses, envolvendo nomeadamente a formação de milhares de profissionais (médicos, enfermeiros, secretariado, entre outros)».
Dada a complexidade da operação foram implementados os procedimentos necessários a assegurar o normal funcionamento dos serviços, os quais suportarão toda a actividade assistencial.
Uma extensa equipa do CHUC e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde suportará todo o processo de transição nos HUC e continuarão a dar apoio direto aos profissionais nas próximas semanas de forma a minimizar o impacto de eventuais dificuldades do processo de transição, revela o CHUC.
O CHUC destaca que «foi já dado conhecimento aos utentes apelando à sua melhor compreensão para alguma morosidade que venha a verificar-se durante o processo de implementação do software».