Instituto Ricardo Jorge promove workshop de análise de dados do INSEF

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove workshop de análise de dados do INSEF

22-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), em colaboração com o Grupo Operativo dos Observatórios Regionais de Saúde, promoveu, nos dias 14 e 15 de novembro, nas suas instalações em Lisboa, um workshop de análise de dados do 1° Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). A iniciativa contou com a participação de 14 técnicos de todas as regiões de saúde do continente e do DEP.

O workshop teve como objetivo rever os métodos de análise de dados provenientes de amostras complexas no software de análise de dados R Computing Environment, assim como produzir indicadores do estado de saúde e suas determinantes e fatores de risco ao nível regional para alimentar os perfis regionais de saúde.

A iniciativa constituiu ainda mais um passo importante para a exploração conjunta dos dados do INSEF e da sua contribuição para complementar os perfis regionais de saúde com informação de base populacional com medidas auto-reportadas e objetivas obtidas por exame físico e análises laboratoriais.

O primeiro INSEF foi desenvolvido em 2015 para recolha de informação epidemiológica sobre o estado, determinantes e cuidados de saúde da população portuguesa, apresentando como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

Foram estudadas 4911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados. Para mais informações sobre o INSEF, consultar o site do projeto aqui.