Eliminação da Violência Contra Mulheres

25/11/2019

«Violência Contra as Mulheres, um desafio para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)» dão o mote ao debate sobre o papel da saúde na eliminação da violência contra a mulheres.

A conferência, promovida pelo Ministério da Saúde, é uma das iniciativas que visam assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se comemora esta segunda-feira, dia 25 de novembro.

O debate decorre pelas 15 horas, no Auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

No período da manhã, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, visitou o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra, no âmbito da data comemorativa, para conhecer o trabalho da equipa de Prevenção da Violência em Adultos aí realizado. Na altura, foi também apresentada a campanha digital do Instituto Nacional de Emergência Médica: «Toda a Violência é emergência»

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente em 25 de novembro, visa para denunciar a violência contra as mulheres no mundo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.

Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou oficialmente a dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo.

A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo.

Para saber mais, consulte:

Programa