Guimarães | Plano de Contingência da Gripe: panfleto sensibiliza para acesso correto aos serviços de saúde

07/01/2020

O Hospital de Guimarães e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Ave elaboraram, no âmbito do Plano de Contingência da Gripe, uma informação para reforçar a importância do correto acesso aos serviços de saúde em caso de doença aguda.

O panfleto lembra que o uso do Serviço de Urgência deve restringir-se apenas a casos graves, de emergência ou risco de vida. Em caso de doença aguda, como por exemplo, constipações ou estados febris, o utente pode:

Resolver a situação a partir de casa, contactando o SNS24 (808 24 24 24) que, caso haja necessidade, pode encaminhar para a instituição de saúde mais adequada, acelerando o processo para o tratamento do caso;

Recorrer à unidade da saúde da sua área de residência, o que implica diversas vantagens: atendimento rápido e mais económico, bem como atendimento prioritário e isenção de taxa moderadora, caso seja encaminhado pelo médico às urgências hospitalares.

Nesse sentido, e para garantir maior oferta assistencial, o ACES do Alto Ave – Guimarães/Vizela/Terras de Basto reorganizou-se, aumentando a disponibilidade para resolver situações agudas, alargando os horários da consulta aberta e do atendimento complementar.

Para saberes mais, consulte: