António Leuschner Reconduzido Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental

«Despacho n.º 287/2020

Sumário: Designa, para presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, o Dr. António Alfredo de Sá Leuschner Fernandes.

No seu programa, o XXII Governo Constitucional assumiu o compromisso de desenvolvimento de um SNS mais justo e inclusivo, que responda melhor às necessidades de saúde da população, priorizando a área da saúde mental, designadamente, conferindo especial atenção aos grupos sociais mais vulneráveis.

Com efeito, os principais objetivos de curto prazo incluem, entre outros, o reforço das respostas de proximidade dirigidas à promoção da saúde e prevenção da doença e sustentadas em equipas multidisciplinares, a criação de equipas de saúde mental comunitárias em Serviços Locais de Saúde Mental de cada uma das cinco Administrações Regionais de Saúde, o internamento em hospital geral e a aposta na participação dos utentes e sociedade civil na definição das políticas de saúde.

Considerando o horizonte temporal da legislatura, importa garantir as condições de estrutura de governação da saúde mental, nos termos previstos na Lei n.º 36/98, de 24 de julho, e no Decreto-Lei n.º 35/99, de 5 de fevereiro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 374/99, de 18 de setembro, 304/2009, de 22 de outubro, e 22/2011, de 10 de fevereiro, que estabelece os princípios orientadores da organização, gestão e avaliação dos serviços de psiquiatria e saúde mental.

O Conselho Nacional de Saúde Mental, previsto no artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 35/99, de 5 de fevereiro, na sua atual redação, enquanto órgão consultivo em matéria de saúde mental ao qual compete emitir pareceres e apresentar propostas e recomendações, por sua iniciativa ou a pedido do membro do Governo responsável pela área da saúde, tem um papel central para a concretização da prioridade e objetivos definidos. O seu presidente é designado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, por um mandato de três anos.

Assim, ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 35/99, de 5 de fevereiro, na sua redação atual, determino o seguinte:

1 – Designo, para presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, o Dr. António Alfredo de Sá Leuschner Fernandes, detentor de experiência, aptidão e competência técnica para o exercício das funções, cuja nota curricular consta do anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.

2 – A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde assegura o apoio logístico e administrativo necessário ao desenvolvimento da atividade do Conselho Nacional de Saúde Mental, incluindo os encargos relativos ao reembolso das despesas de deslocação e estadia do seu presidente, nos termos da legislação aplicável.

3 – O presente despacho produz efeitos à data do termo do anterior mandato.

30 de dezembro de 2019. – A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões.

ANEXO

Nota Curricular

António Alfredo de Sá Leuschner Fernandes

Nascido no Porto, em 6.8.1949;

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1974);

Especialista em Psiquiatria pela Ordem dos Médicos (1982);

Consultor de Psiquiatria da Carreira Médica Hospitalar (1989);

M.B.A. pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (atual Porto Business School (1992);

Competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos (2003);

PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, Escola de Direção e Negócios (AESE, 2006);

Assistente Graduado Sénior do Hospital de Magalhães Lemos (1994);

Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos, desde 1997 até 2019, a partir de 2009 como Entidade Pública Empresarial;

Professor Catedrático Convidado (com a regência de Psiquiatria do Mestrado Integrado de Medicina) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, desde 1998 até 2019;

Integração de vários Júris da Carreira Médica, de Doutoramento e de Mestrado do ICBAS e da FCM-UNL;

Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, desde abril de 2010;

Participação em diversas reuniões internacionais, no âmbito da OCDE, da OMS-Europa e da União Europeia, nas áreas da Saúde Mental e da Saúde dos Mais Velhos;

Coordenador do Simpósio Internacional «Demência: o outro lado do espelho», promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian (2010);

Coeditor do livro «Psicogeriatria» (Almedina, 2006) e coautor do livro «A doença de Alzheimer e outras demências em Portugal» (Lidel, 2005);

Coautor do livro «Tudo muda num instante: Cuidar de Nós e dos Nossos» (Clube do Autor, 2015);

Coautor do volume sobre Saúde, da «Coleção Ética Aplicada» (Almedina, 2018);

Autor ou coautor de inúmeras comunicações em congressos e reuniões e alguns artigos publicados em livros e revistas, nacionais e internacionais, nas áreas da Saúde Mental, da Geriatria e Gerontologia e da Gestão e Organização de Serviços;

Participação num grande número de reuniões científicas, nacionais e internacionais, sobre os temas do seu interesse (Psiquiatria e Saúde Mental, Geriatria e Gerontologia, Gestão de Serviços de Saúde, Ensino Médico), integrando as comissões científicas de algumas delas.»


António Leuschner reconduzido no cargo de Presidente do Conselho

O Ministério da Saúde reconduziu o Dr. António Alfredo de Sá Leuschner Fernandes no cargo de Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, por um mandato de três anos.

Ao Conselho Nacional de Saúde Mental compete emitir pareceres e apresentar propostas e recomendações, por sua iniciativa ou a pedido do membro do Governo responsável pela área da saúde, tem um papel central para a concretização da prioridade e objetivos definidos.

Recorde-se que a Ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou a saúde mental como uma prioridade da legislatura agora iniciada. O investimento que o Ministério da Saúde quer efetuar na área da saúde mental inscreve-se numa forte aposta nos cuidados de saúde de proximidade, um dos eixos prioritários para os próximos quatro anos.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 287/2020 – Diário da República n.º 6/2020, Série II de 2020-01-09 
Saúde – Gabinete da Ministra
Designa, para presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, o Dr. António Alfredo de Sá Leuschner Fernandes