INEM: Balanço 2019

09/01/2020

O ano de 2019 contabilizou um total de 1.339.048 acionamentos de meios de emergência para dar resposta a situações de doença súbita ou trauma triadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Durante o ano passado os 4 helicópteros dos Serviço de Helicópteros de Emergência (SHEM) foram acionado para 963 ocorrências, uma média diária aproximada de 3 missões. Este serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é capaz de implementar cuidados de Suporte Avançado de Vida (SAV) no local das ocorrências e durante o transporte até às unidades de saúde mais adequadas ao estado clínico dos utentes.

As 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), distribuídas por todo o território continental, foram ativadas por 97.970 ocasiões. Assim, diariamente foram acionadas 268 VMER, o que significa que, em média, cada viatura foi acionada 6 vezes por dia.

As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), tripulada por um(a) Enfermeiro(a) e por um(a) Técnico(a) de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), são meios capazes de implementar medidas de cuidados diferenciados e contabilizaram 36.616 ocorrências. Diariamente, as 40 ambulâncias SIV chamados a intervir, em média, por 100 ocasiões.

As 56 Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM receberam, em 2019, 140.433 ocasiões. Por sua vez, os Motociclos de Emergência Médica (MEM) foram ativados para 6.110 ocorrências, garantido assim uma chegada mais rápida de um meio de socorro ao local do incidente.

As 4 ambulâncias de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP), serviço que se dedica ao transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre unidades de saúde, efetuaram 1.439 ocorrências.

Já a Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), responsáveis por transportarem até ao local das ocorrências os Psicólogos do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), tiveram 610 acionamentos.

Por fim, as ambulâncias do INEM sedeadas em Postos de Emergência Médica (PEM) da Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e Corpos de Bombeiros foram acionadas por 880.604 ocasiões.

Por forma a aumentar a capacidade de socorro dos parceiros do SIEM, no final do ano passado, o INEM celebrou mais 12 protocolos para constituição de posto PEM, passando o SIEM a contar com 371 ambulâncias aptas a prestar cuidados de emergência pré-hospitalar a todos os cidadãos.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias