Formação em Hepatologia: Hospital de Guimarães renova idoneidade formativa

v

14/01/2020

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) obteve a renovação da Idoneidade completa em formação para hepatologia (uma subespecialidade de gastrenterologia que trata doenças do fígado).

A atribuição desta idoneidade formativa é definida por parâmetros de avaliação obrigatórios que são determinados pela Ordem dos Médicos, nomeadamente no que diz respeito à qualidade da atividade clínica e científica em Hepatologia nos serviços de Gastrenterologia.

O Hospital de Guimarães é o único hospital na região do Minho com idoneidade para formar subespecialistas em Hepatologia, sendo o Serviço de Gastrenterologia reconhecido como Centro de Treino Europeu de Gastrenterologia e Hepatologia.

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Guimarães conta com quatro hepatologistas mas, em breve, espera-se que a equipa cresça para sete.

Este serviço trabalha, sempre que necessário, em articulação estreita com o Centro de Transplante do Fígado, do Centro Hospitalar do Porto, sendo que os doentes são acompanhados, antes e após transplante, no Hospital de Guimarães.

O Serviço de Gastrenterologia preenche, também, os requisitos qualitativos, quer em termos de recursos humanos, quer em termos técnicos para o estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do fígado.

A renovação desta idoneidade formativa vem reforçar a capacidade do Serviço em termos de especialização e diferenciação, bem como o seu potencial na área da investigação.

Para saberes mais, consulte:

Hospital de Guimarães – http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/