Metrologia em alimentos e nutrição: INSA integra projeto europeu de investigação científica

21/01/2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, integra o projeto europeu Infraestrutura para a Promoção da Metrologia em Alimentação e Nutrição (METROFOOD-RI).

Esta infraestrutura de investigação científica transversal visa promover a excelência cientifica dos processos de medição na área da nutrição, segurança e qualidade alimentar, e em particular da composição dos alimentos.

Financiado pela União Europeia (UE), através do roteiro europeu de infraestruturas de investigação, a segunda fase do projeto METROFOOD-RI teve início no passado mês de dezembro e está organizada em três pilares que integram 16 workpackages.

O INSA é responsável pela coordenação do pilar 2 (Estrutura da METROFOOD-RI), onde será desenhada toda a orgânica da infraestrutura, assim como pelo grupo de trabalho responsável pela gestão da qualidade e segurança da infraestrutura, entre outras atividades.

O METROFOOD-RI, que se encontra a ser desenvolvido por um consórcio constituído por 48 entidades de 18 Estados-membros, tem como principal objetivo, nesta fase, estruturar a inovação e a investigação científica conducente à implementação de medições rastreáveis e fidedignas nas várias áreas temáticas. Esta necessidade vai de encontro às linhas estratégicas da UE, considerando as medições credíveis e robustas como um dos pilares da fundamentação técnica e cientifica das politicas de saúde.

Sobre o METROFOOD-RI

O METROFOOD-RI é composto por uma infraestrutura física (P-RI) e uma infraestrutura eletrónica (e-RI). A P-RI coordena e integra redes existentes de laboratórios, produtores de materiais de referência e campos de ensaio conducentes à produção de ferramentas que espelhem os teores reais de componentes alimentares, que serão depois utilizadas nas determinações analíticas dos alimentos consumidos, enquanto a e-RI disponibilizará uma plataforma de acesso para a partilha de dados sobre ferramentas metrológicas para análise de alimentos, com foco na composição de alimentos, conteúdo nutricional, níveis de contaminantes e biomarcadores.

Estas unidades orgânicas estarão localizadas em diferentes Estados-membros da UE e estarão disponíveis, numa primeira fase, para todas as entidades que integram o consórcio, e, num segundo momento, para todos os interessados estando concluída, enquanto entidade legal “European Research Infrastructure Consortium”, até 2030.

Para saber mais, consulte:

INSA  > Notícias