Nova unidade de saúde: USF Cortes de Almeirim

23/01/2020

Assinala-se esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, o início de atividade da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cortes de Almeirim, uma cerimónia que contará com a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e do Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro.

Composta por seis médicos, sete enfermeiros e sete assistentes técnicos, a USF vai dar resposta a 12.600 utentes, sendo que, em fevereiro, passará a contar com mais um especialista em Medicina Geral e Familiar. Com a criação desta unidade, cerca de 2.000 utentes passam a ter médico de família.

O espaço possui sete gabinetes de consulta médica, cinco gabinetes de enfermagem e duas salas de tratamento, estimando-se que, em breve, passe também a ter consultas de medicina dentária.

A equipa da USF Cortes de Almeirim está, desde esta semana, a assegurar a prestação de cuidados de saúde aos utentes inscritos nas unidades de Fazendas de Almeirim, Paços dos Negros e Marianos, deslocando-se a essas localidades. Além disso, a USF abrange utentes que estavam inscritos na Unidade de Cuidados Personalizados de Almeirim, sendo que 2.000 desses utentes não tinham médico de família atribuído.

Na cerimónia será também assinado um protocolo entre a ARSLVT e a Câmara Municipal de Almeirim que contempla a cedência de uma viatura por parte do município à USF Cortes de Almeirim.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT – http://www.arslvt.min-saude.pt