Resultados dos inquéritos de satisfação às unidades hospitalares auditadas no âmbito do SINAS em 2019 – ERS

27.01.2020

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) concretiza anualmente um programa de auditorias aos prestadores de cuidados de saúde avaliados no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). Este programa engloba hospitais de diferentes naturezas (público, privado e social) e de diversas áreas geográficas, tendo como objetivo a validação, in loco, da consistência da informação enviada à ERS pelos prestadores no âmbito do SINAS.

Cada estabelecimento prestador de cuidados de saúde é objeto de auditoria em pelo menos duas dimensões de qualidade distintas, a menos que tal não seja exequível. Sempre que possível é auditada a informação relativa à avaliação da dimensão Excelência Clínica, sendo selecionadas pelo menos duas áreas clínicas.

As auditorias podem ter como consequência alterações nas classificações obtidas pelos prestadores, na medida em que sejam detetadas inconsistências entre a informação submetida pelos prestadores e a informação verificada durante a auditoria. Estas ações são, por isso, essenciais para a robustez e credibilidade de todo o processo de avaliação.

No módulo SINAS@Hospitais estão abrangidos 158 prestadores, tendo, em 2019, sido auditados 60 (38% dos avaliados). As auditorias realizadas recaíram sobre 34 prestadores de natureza pública, 18 de natureza privada e oito de natureza social, 23 localizados na região Norte, 12 na região Centro, 23 na região de Lisboa e Vale do Tejo e dois no Alentejo.

Das 60 auditorias, 41 incidiram sobre a dimensão Excelência Clínica, nas suas diferentes áreas (num total de 95 áreas auditadas, com especial incidência nas áreas de Ginecologia, Ortopedia e Cirurgia de Ambulatório) e uma outra dimensão de avaliação. Na dimensão Excelência Clínica a média da taxa de concordância obtida foi de 94%.

Em sete auditorias a validação da informação submetida ocorreu apenas numa das restantes dimensões, dado que o prestador não foi avaliado na dimensão Excelência Clínica em 2018. Quanto às demais dimensões de avaliação do SINAS, 29 auditorias incidiram sobre a dimensão Segurança do Doente – Procedimentos de Segurança, 14 sobre a dimensão Adequação e Conforto das Instalações e 17 incluíram a dimensão Focalização no Utente.

Na sequência da concretização do programa de auditorias de 2019, a ERS realizou um inquérito de satisfação aos prestadores auditados, pretendendo-se avaliar o seu grau de satisfação no que respeita à realização das auditorias.

O questionário é composto por questões que permitem avaliar o grau de satisfação do respondente quanto à cortesia/respeito da equipa de auditoria, adequação e antecedência do agendamento da auditoria pela ERS, qualidade da informação remetida previamente à auditoria, competência dos colaboradores da ERS, adequação da duração da auditoria, clareza da informação pedida pela equipa auditoria, adequação da informação prestada pela equipa e cuidado da equipa com funcionamento normal do estabelecimento. São ainda incluídas questões que dizem respeito à adequação do próprio questionário, e outras que visam descrever o universo de respondentes.

Foram rececionadas 57 respostas ao questionário (taxa de resposta de 95%) e a análise aos resultados permite concluir que, de uma forma global, os prestadores continuam a estar muito satisfeitos com as auditorias realizadas. O resultado de 2019 foi de 3,84, numa escala de 1 (insatisfeito) a 4 (muito satisfeito), resultado idêntico ao de 2018 – 3,83 (em 2016, primeiro ano de implementação inquérito de satisfação, o resultado foi de 3,77 e em 2017 foi de 3,82).


SINAS@Hospitais 2019 | Excelência Clínica

31/01/2020

Segunda avaliação da ERS atribui excelência clínica a 84% dos hospitais

Oitenta e quatro por cento dos hospitais avaliados pelo regulador da saúde em Portugal obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.

A segunda avaliação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de 2019, divulgada no dia 16 de janeiro, incide num universo de 158 hospitais públicos, privados e do sector social.

Das 121 unidades que efetivamente obtiveram classificação na área dimensão da excelência clínica, 102 (84%) conseguiram a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de classificação.

A avaliação da excelência clínica incidiu sobre internamentos entre julho de 2017 e julho de 2018, refletindo o desempenho anual dos hospitais em várias áreas, como: cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia de ambulatório, cuidados intensivos, neurologia, obstetrícia, ortopedia ou pediatria.

A avaliação e classificação no âmbito do projeto SINAS, da Entidade Reguladora da Saúde, não produz qualquer ranking dos hospitais e não permite aferir a «melhor» unidade.

«As classificações traduzem o desempenho apenas nas áreas concretamente avaliadas em cada prestador, não se podendo fazer extrapolações sobre o desempenho do hospital como um todo, ou mesmo de serviços do hospital», frisa a ERS.

A avaliação e classificação é feita em dois níveis. Num primeiro, confirma-se o cumprimento de critérios essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. A passagem desse nível, permite acesso a um segundo nível de avaliação em que são atribuídos níveis de qualidade de I a III em cada uma das áreas de avaliação.

De uma forma global, «verifica-se a melhoria do cumprimento de alguns dos indicadores de processo associados a diferentes áreas cirúrgicas», refere o regulador, acrescentando que também houve melhorias nos indicadores de obstetrícia, na área da neurologia relativa ao acidente vascular cerebral (AVC) ou na cirurgia de ambulatório.

Com o intuito de motivar a melhoria contínua, a ERS valida a informação submetida pelos prestadores, através de auditorias periódicas e aleatórias. No ano de 2019 o programa de auditorias do SINAS@Hospitais contemplou a realização de 60 destas ações.

Para saber mais, consulte:

ERS > Novos resultados da dimensão Excelência Clínica do SINAS@Hospitais