CHBM sensibiliza utentes para um correto uso dos serviços de urgência

28/01/2020

“Ajude-nos a cuidar melhor de si, confie nos Cuidados de Saúde Primários e contribua para diminuir os tempos de espera nas urgências hospitalares”. Este é o mote da campanha desenvolvida pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), que visa informar e sensibilizar os doentes menos urgentes que recorrem aos serviços de urgência.

Com as obras de beneficiação realizadas na Urgência Geral no final de 2018, foi possível redefinir e otimizar os circuitos neste serviço, autonomizando o atendimento dos doentes urgentes dos não urgentes, bem como criar duas salas de espera distintas.

Os doentes menos urgentes, classificados, segundo o modelo de Triagem de Manchester, com a cor verde e azul, encontram agora na sala de espera vários cartazes através dos quais se procura informar e sensibilizar os mesmos para se dirigirem ao seu Centro de Saúde.

Em complemento será também reforçado o nível de informação dos utentes junto à secretaria de admissão do Serviço de Urgência com a instalação de um televisor para visualização dos tempos médios de espera disponibilizados pelo software “MySNS Tempos”, também consultável através do telemóvel pelos próprios utentes.

Sabia que 82 em cada 100 utentes têm médico de família? Sabia que se tem pulseira verde ou azul a sua situação clínica pode ser avaliada no Centro de Saúde? Sabia que se vier encaminhado do SNS24 ou do Centro de Saúde está isento de taxas moderadoras na urgência hospitalar? Estas são apenas algumas das frases que os utentes podem encontrar nos vários cartazes expostos na sala de espera onde aguardam.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques