Instituto Ricardo Jorge garante diagnóstico laboratorial para novo coronavírus

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge garante diagnóstico laboratorial para novo coronavírus

31-01-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios (LNRVG) do seu Departamento de Doenças Infeciosas, garante nesta fase o diagnóstico laboratorial de todos os casos suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV) sob investigação. A deteção laboratorial do 2019-nCoV é feita através da metodologia de amplificação dos ácidos nucleicos, pela reação de polimerase em cadeia (PCR) em tempo real.

O Instituto Ricardo Jorge tem também disponível a metodologia de sequenciação de nova geração, para a realização do estudo do genoma do 2019-nCoV (análise filogenética e deteção de mutações). O PCR é constituído por três reações de amplificação dirigidas a três diferentes regiões do genoma viral, sendo que um caso confirmado apresentará as três reações de PCR positivas. Os resultados laboratoriais são comunicados à Direção-Geral da Saúde (DGS) e ao Hospital Referência cerca de cinco horas após a receção das amostras biológicas.

De acordo com a orientação n.º 2/2020 da DGS, são submetidos a diagnóstico laboratorial no Instituto Ricardo Jorge todos os casos suspeitos sob investigação, validados pela Linha de Apoio ao Médico. As amostras biológicas são enviadas ao LNRVG o mais rapidamente possível, em ambiente refrigerado, logo após a colheita efetuada no hospital de referência, para a deteção laboratorial do 2019-nCoV.

O LNRVG faz parte, desde 1953, da rede de vigilância da gripe da Organização Mundial da Saúde, e integra a Rede Europeia de Vigilância da Gripe e de outros vírus Respiratórios do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) que têm como um dos objetivos principais identificar e caracterizar os vírus influenza em circulação, assim como a deteção de vírus emergentes com potencial pandémico. O LNRVG é responsável pela Vigilância Epidemiológica da Gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

Para levar a cabo as suas tarefas de referência e vigilância, além do diagnóstico laboratorial, o LNRVG efetua a caracterização antigénica (isolamento em cultura celular) e a análise molecular dos vírus influenza (análise filogenética, pesquisa de mutações e substituições de aminoácidos). O LNRVG realiza ainda estudos de serologia humana para avaliação da resposta imunitária conferida pela vacinação ou por infeção natural pelo vírus influenza.

A experiência adquirida na área da vigilância e diagnóstico laboratorial da gripe e de outros vírus respiratórios é essencial para atuação no contexto do diagnóstico do novo coronavírus a nível nacional e internacional.