Cancelada edição especial de curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos”

imagem do post do Cancelada edição especial de curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos”

12-03-2020

A edição do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” exclusivamente dedicada a médicos do internato médico em Saúde Pública, agendada para os dias 24 e 25 de março, foi cancelada devido à evolução da situação epidémica da Covid-19 em Portugal. A decisão de cancelar a formação teve também em conta as recomendações emitidas pelos organismos nacionais e internacional e o facto de os participantes serem profissionais de saúde, que importa proteger.

Promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, esta ação formativa poderá ser eventualmente reagendada, caso a atual situação se altere. O Instituto Ricardo Jorge realizará ainda este ano mais uma edição deste curso, dirigido a profissionais de saúde e todos aqueles com especial interesse na temática, e que terá lugar nos dias 23 e 24 de setembro.

O curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” possui uma forte componente prática com a simulação da investigação de dois surtos com a intervenção dos participantes. A formação permite ainda abordar breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, assim como desenhos de estudo e os passos da investigação de um surto, entre outros temas. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais. Os formadores do curso dispõem de formação específica em epidemiologia (treino EPIET/EUPHEM), à qual se adicionam vários anos de experiência em vigilância e investigação epidemiológica.